Projeto de construção do túnel tem investimento estimado em R$ 6 bilhões. Porto de Santos é o maior da América do Sul
Governo de SP/Divulgação
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou o projeto de lei que autoriza a contratação da parceria público-privada (PPP) para a construção, operação e manutenção do Túnel Imerso Santos-Guarujá. A expectativa é que o edital da PPP seja publicado no segundo trimestre de 2025.
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O túnel de 870 metros de extensão será construído embaixo do mar, proporcionando um trajeto mais ágil para moradores. Segundo o Governo do Estado, a média diária de pessoas que atravessam as cidades por meio de balsas atualmente é de 78 mil, além de mais de 20 mil veículos.
O Projeto de Lei 655/2024 foi aprovado em sessão extraordinária no dia 8 de outubro, após apoio de parlamentares da Baixada Santista. Eles afirmaram que irão acompanhar e fiscalizar as obras do túnel, que deve melhorar a qualidade de vida da população.
Os deputados enfatizaram que o novo acesso deve potencializar o turismo na região, sendo uma solução de mobilidade. O governador sancionou o projeto de lei sobre o empreendimento na última quarta-feira (23).
Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto do túnel é estimado em aproximadamente R$ 6 bilhões, que serão custeados por três frentes: o Governo de São Paulo, a União e o setor privado. As obras devem gerar aproximadamente 9 mil empregos.
Projeto de lei foi aprovado em sessão extraordinária da Alesp nesta terça-feira (8)
Rodrigo Romeo/Alesp
O túnel
O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres. Serão seis vias de pista – três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Para evitar prejuízos aos imóveis que não serão desapropriados durante as obras, a Associação Comunitária do Macuco, que reúne moradores, proprietários, comerciantes e empresários do bairro, propôs uma alternativa à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) chamada ‘superquadra’.
Ela também promete isolar o espaço em obras com a formação de um quadrilátero envolvendo toda a área entre as Avenidas Rodrigues Alves, Senador Dantas, Ruas José do Patrocínio e Almirante Tamandaré.
Túnel entre Santos e Guarujá será construído embaixo do mar
Divulgação/Governo de SP
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