O Dia Internacional da Animação (DIA), celebrado em 28 de outubro, contará com uma programação gratuita e diversificada em 21 cidades de Santa Catarina. O principal destaque será a Mostra Oficial, que acontecerá simultaneamente em todas as cidades participantes às 19h, com exibições de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais.
Além da Mostra Oficial, a programação se estende para os dias anteriores e posteriores ao evento, com sessões especiais voltadas ao público infantil e à temática ambiental. As exibições acontecem em cinemas, escolas e instituições, todas com entrada gratuita e abertas a públicos de diferentes idades.
Dia Internacional da Animação em Santa Catarina
Este ano, o DIA comemora 18 anos em Santa Catarina, trazendo a Mostra Histórica Catarinense, que apresentará animações icônicas do estado.
Entre os destaques estão: Aventuras na Ilha da Magia (Rubens Belli, 2001), Menino Caranguejo (Chicolam, 2004), A Lenda do Brilho da Lua (Gabriela Dreher, 2007), Sereia e Pandemônio (Yannet Briggiler e Rodrigo Amboni, 2008), Fundo (Yannet Briggiler, 2014) e Almofada de Penas (Joseph Specker Nys, 2018).
Para ampliar a acessibilidade, serão oferecidos programas com audiodescrição, legendas e LIBRAS.
Cidades participantes
As cidades que integram a programação do DIA incluem:
- Florianópolis;
- Joinville;
- Blumenau;
- São José;
- Chapecó;
- Palhoça;
- Lages;
- São Francisco do Sul;
- Navegantes;
- Balneário Piçarras;
- Imbituba;
- Joaçaba;
- São Miguel do Oeste;
- São Joaquim;
- Quilombo;
- Penha;
- Balneário Gaivota;
- Santa Rosa do Sul;
- Sombrio;
- Imaruí;
- Urupema.
Acesso ao cinema de animação
O Dia Internacional da Animação acontece em mais de 250 cidades no Brasil, com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema de animação, levando filmes de qualidade a grandes centros e comunidades sem salas de cinema.
“Queremos expandir o conhecimento sobre o cinema de animação, mostrando a diversidade de estilos e técnicas e inspirando os jovens a perceberem que é possível fazer parte desse universo”, comentou Fabiano Florez, coordenador nacional do evento.
Pedro Clezar, coordenador estadual do DIA, enfatiza que o evento fortalece tanto a cultura quanto a educação ao proporcionar o acesso a filmes estrangeiros e nacionais, valorizando as produções animadas catarinenses. “O Dia da Animação revela a força da nossa cinematografia e oferece acesso a um cinema fora dos padrões comerciais”, concluiu.
O evento é realizado graças ao Prêmio Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em parceria com o Governo de Santa Catarina, a Lei Paulo Gustavo e recursos do Ministério da Cultura, o que possibilitou a expansão da programação para mais cidades no Estado, fortalecendo a difusão do evento.