![](https://static.ndmais.com.br/2021/05/mcdonalds.jpg)
Surto de E. coli, bactéria que costuma causar infecções graves, nos Estados Unidos, ligado ao hambúrguer do McDonald’s, está sendo investigado por diversas autoridades de saúde do país após a morte de uma pessoa e outras 49 passarem mal depois de consumirem o famoso hambúrguer Quarterão.
![Placa do McDonald’s Placa do McDonald’s em contraste com o céu](https://static.ndmais.com.br/2021/05/mcdonalds-800x450.jpg)
Surto de bactéria ligado ao hambúrguer do McDonald’s gera alerta nos EUA – Foto: McDonald’s/Divulgação/ND
Hambúrguer do McDonald’s é investigado
De acordo com o alerta publicado nesta nesta terça-feira (22), pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), 49 pessoas de 10 estados dos EUA foram infectadas com a cepa E. coli O157:H7, a maioria dos casos aconteceram no Colorado e Nebraska.
Segundo o CDC, uma morte foi confirmada e outras dez pessoas precisaram ser hospitalizadas. As autoridades ainda não identificaram qual ingrediente estava contaminado, porém, encontraram focos da cepa nas cebolas frescas cortadas em tiras e nos hambúrgueres de carne bovina usados no hambúrguer Quarterão.
O McDonald’s removeu todas as cebolas frescas cortadas em tiras e os hambúrgueres de carne em várias lojas nos estados afetados, incluindo Colorado, Kansas, Utah, Wyoming, Nebraska e outros.
![Hambúrguer do McDonald's Hambúrguer do McDonald's: quarteirão](https://static.ndmais.com.br/2024/10/quarter-pounder.jpg)
Hambúrguer do McDonald’s causa surto de bactéria E. coli nos EUA – Foto: McDonald’s/Divulgação/ND
O CDC alerta que “se você tiver sintomas graves de infecção por E. coli após comer um hambúrguer Quarterão no McDonald’s, procure atendimento médico e informe ao seu médico o que você comeu”.
“As descobertas iniciais da investigação indicam que um subconjunto de doenças pode estar relacionado às cebolas fatiadas usadas no Quarterão e adquiridas de um único fornecedor que atende a três centros de distribuição”, disse Cesar Piña, diretor de cadeia de suprimentos do McDonald’s na América do Norte.
Quais os sintomas da E. coli, bactéria encontrada no hambúrguer do McDonald’s?
![Bactéria E. coli Bactéria E. coli](https://static.ndmais.com.br/2018/06/79d74aee47d6ac7a909c0b38900b3e7b0f3a93f2.jpg)
Bactéria E. coli pode causar reações graves – Foto: Divulgação
De acordo com o DCC, o sintomas mais comuns são: cólicas estomacais intensas, diarreia com sangue e vômitos. Eles geralmente surgem após 3 a 4 dias da ingestão do alimento contaminado. Casos graves podem causar síndrome hemolítico-urêmica (SHU), que pode exigir hospitalização.