![](https://static.ndmais.com.br/2024/10/rio-itajai-oeste.jpeg)
Após um ano da pior enchente de sua história, Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, publicou o edital de licitação para melhoria fluvial do rio Itajaí do Oeste e do rio das Pombas.
![Rio Itajaí do Oeste Rio Itajaí do Oeste](https://static.ndmais.com.br/2024/10/rio-itajai-oeste-800x411.jpeg)
Cidade do Alto Vale lança licitação de R$ 10 milhões para melhoramento fluvial – Foto: Divulgação/Reprodução/ND
Segundo o poder executivo de Rio do Oeste, será feito o melhoramento fluvial de 7,8 km das margens, sendo 6,4 km do trecho do Rio Itajaí do Oeste e 1,4 km do trecho do Rio das Pombas.
Ainda conforme o poder público, os trechos dos rios são diagnosticados como causadores de inundações, pois receberam ao longo dos anos uma grande carga de sedimentos, causada principalmente pelos deslizamentos em suas margens, além do grande volume d’água.
A licitação foi publicada nesta terça-feira (22) e a abertura da sessão acontece em 6 de novembro. O valor estimado para o processo licitatório é de mais de R$ 10 milhões.
![Rio Itajaí do Oeste Rio Itajaí do Oeste](https://static.ndmais.com.br/2024/10/rio-itajai-do-oeste-800x411.jpg)
Cidade enfrentou cheias no último ano – Foto: Divulgação/Reprodução/ND
Pior enchente da história de Rio do Oeste foi há um ano
Há aproximadamente um ano, a pequena cidade do Alto Vale do Itajaí enfrentou a pior enchente de sua história. Em 18 de outubro de 2023, o prefeito da cidade, Diogo Ferrari, assinou o decreto de calamidade pública.
O rio Itajaí do Oeste ultrapassou os 11,5 metros entre os dias 9 e 10 de outubro, deixando várias pessoas desabrigadas durante os dias de cheia, causando até a morte de uma pessoa.