Voz de ‘Garota de Ipanema’ em inglês, Astrud Gilberto ajudou a internacionalizar a Bossa Nova


Cantora morreu nesta segunda-feira (5), aos 83 anos. Notícia foi confirmada pela família. Astrud Gilberto, ícone da Bossa Nova, morre aos 83 anos
Reprodução/ TV Globo
Voz de “Garota de Ipanema” em inglês, Astrud Gilberto ajudou a popularizar e a internacionalizar a Bossa Nova. A cantora morreu, nesta segunda-feira (5), aos 83 anos.
Astrud Evangelina Weinert nasceu em Salvador em 1940 e, anos depois, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Vizinha e amiga de infância de Nara Leão, Astrud foi incentivada pela cantora a soltar a voz.
Foi Nara também a responsável por apresentar o casal João Gilberto e Astrud. Os dois se casaram em 1959. E, menos de um ano depois, a cantora deu à luz seu primeiro filho, João Marcelo.
Astrud fez sua primeira apresentação nos palcos aos 20 anos de idade, quando fez uma participação no histórico festival “Noite do Amor, do Sorriso e da Flor”.
Em 1963, já morando nos Estados Unidos, Astrud participou da gravação de “The girl from Ipanema”, versão em inglês de uma das mais famosas músicas da bossa nova, “Garota de Ipanema”, gravada por João Gilberto em parceria com o jazzista americano Stan Getz nos Estados Unidos.
A canção se tornou um sucesso internacional e ajudou a popularizar e internacionalizar a Bossa Nova. A faixa ganhou o prêmio de Gravação do Ano na sétima edição do Grammy.
Outro feito da música foi ocupar o quinto lugar do Hot 100 da Billboard, em 1964. Foi nesse mesmo ano que Astrud e João Gilberto se separaram. A cantora se casou pela segunda vez e teve mais um filho, Greg Lasorsa.
Ao longo das quase quatro décadas de carreira, Astrud lançou 18 álbuns, com faixas que passeavam pela Bossa Nova e o jazz. O primeiro disco, “The Astrud Gilberto Album”, chegou ao mercado em 1965.
Em 1996, Astrud fez uma parceria com George Michael na gravação de “Desafinado” para o álbum beneficente Red Hot + Rio. E em 2002, a cantora uma das homenageadas do International Latin Music Hall of Fame.
Além de sua história na carreira musical, Astrud também ficou conhecida por seus trabalhos como artista plástica e seu ativismo na causa dos direitos dos animais.
Ao longo dos anos, Astrud seguiu sendo referência para muitos artistas. Em 2021, a cantora Billie Eilish compartilhou um vídeo da artista cantando “Garota de Ipanema” com Stan Getz e escreveu: “Tantas coisas [foram inspirações], mas essa música é uma das minhas favoritas de todos os tempos e tem que levar a maior parte do crédito.”
Astrud Gilberto
Acervo Estadão/Estadão Conteúdo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.