Fernanda Montenegro completa 95 anos; relembre momentos da carreira da atriz


Vencedora do Emmy Internacional, ela é a única brasileira a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz,
por sua atuação em ‘Central do Brasil’. Fernanda Montenegro completa 95 anos nesta quarta-feira (16). Considerada a grande dama da dramaturgia brasileira, a atriz tem personagens marcantes em mais de sete décadas de carreira. Relembre alguns trabalhos na TV e no cinema:
📺 Novelas
Baila Comigo (1981)
Fernanda Montenegro em Baila Comigo, 1981
Nelson Di Rago/Globo
De acordo com o Memória Globo, Fernanda aceitou o convite de Manoel Carlos para interpretou Sílvia Toledo Fernandes, personagem escrita especialmente para ela, e seu primeiro trabalho na Globo.
Brilhante (1981)
Fernanda Montenegro em ‘Brilhante’
Globo/Divulgação
Fernanda fez sucesso como Chica Newman. Em entrevista ao Memória Globo, ela a definiu como “aquela mulher terrível, rica, horrenda, mau-caráter, todas as distorções que se projeta na gente da alta estirpe”.
Guerra dos Sexos (1983)
Guerra dos Sexos – 1ª versão: Guerra de comida
Participou da cena que entrou para história da teledramaturgia brasileira: a briga entre Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran) no café da manhã.
O Dono do Mundo (1991)
Fernanda Montenegro em ‘O Dono do Mundo’, 1991
Acervo/Globo
Ela vive a cafetina de luxo Olga, rival de Constância (Nathalia Timberg), mãe adotiva de Felipe Barreto (Antonio Fagundes). No final da novela, o público descobre que Olga é a verdadeira mãe de Felipe.
Renascer (1993)
Fernanda Montenegro em Renascer, 1993
Jorge Baumann/Globo.
Na primeira versão da novela, Fernanda dá vida à marcante Jacutinga, dona do bordel que acolhe Maria Santa (Patrícia França) como filha.
Zazá (1997)
Fernanda Montenegro como Zazá, mesmo nome da novela que deu voz a pessoas portadoras do vírus do HIV
Reprodução – TV Globo
Na novela que mistura fatos históricos com fantasia, Zazá é a herdeira de Santos Dumont. Preocupada com os futuros dos filhos, ela tenta encontrar um anjo da guarda para proteger cada um.
As Filhas da Mãe (2001)
As Filhas da Mãe: Lulu é laureada com o Oscar
Se Fernanda não conseguiu levar o Oscar em 1999, o mesmo não se pode dizer de Lulu de Luxemburgo. A famosa diretora de arte vence oito vezes o prêmio, mas volta ao Brasil para reconstruir a vida ao lado das filhas.
Belíssima (2005)
Fernanda Montenegro era a vilã Bia Falcão na novela ‘Belíssima’, de 2009
Globo/Kiko Cabral
Bia Falcão é dona da inesquecível frase “pobreza pega, pega como sarna”. Rica, fria e calculista, ela entrou no hall de vilãs que amamos odiar.
Babilônia (2015)
Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg em ‘Babilônia’
Reprodução/Globo
Ao lado de Nathalia Timberg, elas formavam um casal Teresa e Estela, que logo na primeira cena da produção se beijava, causando grande repercussão nas redes sociais.
📺Seriados/Especiais
O Auto da Compadecida (1999)
Fernanda Montenegro em ‘O Auto da Compadecida’, de 1999
Globo
Baseada na peça teatral homônima do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, Fernanda assume o manto de Nossa Senhora para produção.
Hoje é Dia de Maria (2005)
Fernanda Montenegro na minissérie ‘Hoje é dia de Maria’
TV Globo
Na fábula infantil, Fernanda Montenegro é a Madrasta que maltrata Maria, menina humilde interpretada por Carolina Oliveira.
Doce de Mãe (2014)
Fernanda Montenegro em Doce de Mãe, 2012.
Fábio Rebelo/Globo.
Dona Picucha é uma animada senhora de 85 anos, que tem uma reviravolta na vida quando Zaida, empregada e amiga, anuncia que vai se casar e se mudar. Pela interpretação, Fernanda Montenegro ganhou o Emmy Awards de Melhor Atriz.
🎞️ Filme
Central do Brasil (1998)
Fernanda Montenegro interpretou Dora no filme ‘Central do Brasil’, de 1998
Divulgação
A lista não poderia encerrar sem a personagem mais conhecida de Fernanda. Dora, a professora aposentada que trabalha como escritora de cartas para pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Em 1999, a produção foi indicada ao Oscar nas categorias Melhor Filme estrangeiro e Melhor atriz, para Fernanda Montenegro.
O reconhecimento internacional de Fernanda Montenegro após “Central do Brasil”
Leia também:
‘Não dá pra parar, é vocação’, diz atriz Fernanda Montenegro que levou mais de 15 mil pessoas em apresentação no Parque Ibirapuera
Glenn Close diz que Fernanda Montenegro merecia ter ganhado Oscar em 1999

Adicionar aos favoritos o Link permanente.