
Os hotéis e pousadas que passaram os cinco dias de carnaval com ocupação superior a 90%, principalmente nas principais capitais e também no litoral, querem esticar a fase boa até, pelo menos, o fim de semana. Para isso, as estratégias são variadas e incluem promoção no preço da estadia.
Diante de uma das principais datas festivas para o setor hoteleiro de todo o Brasil, a intenção é manter as vagas ocupadas.
“Muitos hotéis devem fazer promoções, principalmente a partir desta quarta-feira de Cinzas, que é quando o movimento de hóspedes começa a cair. Mas não há um movimento estrutural do setor, nesse sentido. Na verdade, cada estabelecimento adota uma estratégia. Mas ela existe e pode beneficiar quem quer esticar até o fim de semana”, afirmou, ao Portal iG, Enio Miranda, diretor de Planejamento Estratégico e Governança Corporativa da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp),
Portanto, principalmente em hotéis e pousadas das grandes capitais, o turista poderá encontrar estabelecimentos com diárias mais econômicas nestes próximos dias.
“Não estamos num momento de promoções. Até porque, os hotéis maiores, principalmente nos bairros centrais da capital, com maior movimentação de carnaval, não precisam. Mas existem situações em que os estabelecimentos se mobilizam, pensando em manter seus hóspedes. É um movimento individualizado, mas que pode dar resultado e manter a ocupação até o fim de semana”, enfatizou o diretor da Fhoresp, que representa 502 mil estabelecimentos do setor hoteleiro do estado de São Paulo.
Entre as estratégias, além da promoção no preço das estadias, o hóspede pode se beneficiar de programas de fidelidade, sistema de pontos por hospedagem ou de cashback.
“O marketing das redes de hotéis é criativo a ponto de adotar estratégias nestes próximos dias e manter a ocupação do estabelecimento, mesmo que os hotéis estejam trabalhando já há muito tempo com custos represados, principalmente desde a pandemia”, pondera Miranda.
Neste período de Carnaval, ainda segundo a federação, a ocupação da rede hoteleira no litoral de São Paulo chegou a 85%. No interior e na capital, a ocupação ficou em 65%, em média.
Setor hoteleiro carioca
O setor hoteleiro do Rio de Janeiro também comemora as taxas de ocupação neste carnaval e adota estratégias individualizadas para manter o folião no carnaval carioca por mais alguns dias.
De acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (5) pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO) e a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro), a ocupação dos hotéis da capital fluminense ficou em 98,62%. No interior, a pesquisa da ABIH-RJ registrou que a ocupação também foi alta: a média apurada foi de 87,74%.
“Deu tudo certo neste Carnaval. O resultado foi hotéis cheios e bons resultados para a cadeia do turismo”, avaliou o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes.
Segundo ele, o Carnaval de 2025 atraiu quase 300 mil turistas internacionais para o Brasil, sendo que a maior parte foi de argentinos. “Entre eles, 41,2% escolheram o Rio de Janeiro como destino principal”, acrescentou.

E no Rio de Janeiro, os hotéis continuam trabalhando com a expectativa de alta ocupação até o fim de semana, principalmente por conta do desfile das escolas de samba campeãs do carnaval carioca, marcado para sábado (8). O tempo bom e o calor também colaboram com o otimismo das redes hoteleiras.
É o caso da Rede Windsor, que possui 15 hotéis na capital carioca e está com média de 95% de ocupação. Dois deles, localizados no Centro da Cidade, próximos ao sambódromo, ainda estão com disponibilidade de vagas, mas a expectativa é chegar a 100% até o fim de semana, mesmo sem promoções ou campanhas.
Cabe ao folião interessado procurar boas opções de hospedagem, que caibam no seu bolso, para esticar a folia por mais alguns dias.