
Universidade é referência na região serrana do estado A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) recebeu nota 5 do Ministério da Educação (MEC), o conceito máximo concedido pela organização. Com a novidade, a instituição de ensino consolidou-se como uma das principais referências na região serrana, e em todo o estado de Santa Catarina. Segundo a organização, o reconhecimento representa o resultado de anos de dedicação de professores, alunos, técnicos e gestores comprometidos com a qualidade da educação e o desenvolvimento da região.
— Recebemos com muita alegria o resultado da avaliação do MEC. Essa nota máxima nos coloca no mesmo patamar das maiores e melhores universidades de Santa Catarina. É um momento de festejar e curtir essa conquista histórica com toda a nossa comunidade acadêmica. O resultado é fruto do trabalho conjunto de técnicos, professores e estudantes — comenta o reitor da Uniplac, professor Kaio Henrique Coelho Amarante.
A avaliação realizada pelo MEC segue critérios rigorosos que levam em consideração diversos aspectos, como infraestrutura, corpo docente qualificado, projetos pedagógicos, desempenho dos alunos e impacto da instituição na comunidade. Para obter a nota máxima, a Uniplac atendeu todos os requisitos com excelência, o que reforça o compromisso da universidade com a educação de qualidade.
— Essa avaliação é motivo de muita responsabilidade, pois nos coloca entre as maiores universidades do estado. Nosso papel principal foi organizar e apresentar todas as evidências do que cada membro da comunidade acadêmica faz. O resultado é mérito de cada um — afirma Alexandre Tripoli Venção, professor e pró-reitor de ensino.
Excelência acadêmica e impacto na sociedade
Conforme destaca a professora e pró-reitora de pesquisa e extensão, Lilia Kanan, a Uniplac se destaca pela qualidade do ensino e pelo compromisso com a pesquisa e a extensão universitária. Atingir a nota máxima é a prova que esse trabalho tem surtido efeito, segundo ela.
— Este momento é muito especial para nós, pois atingimos o conceito máximo referendado pelo MEC. Nossos cursos são muito bem avaliados, fazemos pesquisa de ponta e colocamos no mercado de trabalho profissionais com alta especialização. A Serra Catarinense tem muito motivo para se orgulhar da universidade que possui — reforça.
As pesquisas desenvolvida na Uniplac têm papel fundamental no avanço do conhecimento e na solução de problemas da sociedade. Já os projetos de extensão, levam esse conhecimento para além dos muros da universidade, o que gera um impacto direto na comunidade local e regional.
Além disso, a Uniplac investe constantemente na modernização da estrutura e qualificação do corpo docente. Assim, a instituição garante que os alunos tenham acesso a um ensino atualizado e alinhado com as necessidades do mercado de trabalho.
A procuradora institucional da Uniplac, Dejenane Monteiro, também celebrou a conquista e destacou o significado desse reconhecimento para toda a comunidade acadêmica. De acordo com ela, essa conquista ficará marcada na história da instituição.
— Este é um momento histórico para nós. O conceito 5 perpetua tudo que foi feito ao longo dos anos na universidade, em todos os setores. Devemos comemorar muito este feito que representa o orgulho de sermos uma universidade na Serra Catarinense com conceito máximo — pontua.
Compromisso com o futuro
Com essa avaliação positiva, a Uniplac reforça que o trabalho continua, principalmente na missão de promover o desenvolvimento regional através da formação de profissionais altamente qualificados. Para manter o nível de excelência, a expectativa da universidade é de seguir crescendo e inovando.
Para saber mais sobre os cursos e novidades da Uniplac, acesse o site.