![](https://static.ndmais.com.br/2024/07/trump-twitter.jpg)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto para demissões em ‘grande escala’. Os desligamentos serão comandados pelo bilionário Elon Musk, à frente do DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) a fim de reduzir os gastos federais. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca, nessa terça-feira (11).
![Presidente dos Estados Unidos assina decreto para demissões em massa](https://static.ndmais.com.br/2025/01/donald-trump-presidente-eua-800x533.jpg)
Presidente dos Estados Unidos assina decreto para demissões em massa – Foto: Getty Images via AFP/ND
Equipe de Elon Musk encontra fraude bilionária, diz Trump
Segundo o Estadão, o presidente norte-americano declarou que a equipe de Elon Musk encontrou “bilhões e bilhões de dólares em fraude”, embora não tenha detalhado em quais setores. O republicano ainda garantiu que não deixará Musk se envolver em áreas em que haja potencial conflito de interesse.
O CEO da Tesla, por sua vez, disse que todas as medidas são públicas e transparentes, o que inclui o decreto para demissões. “O povo americano votou por reformas no governo, não deve haver dúvida sobre isso”, afirmou ele.
![Elon Musk foi escolhido para liderar o DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) dos Estados Unidos](https://static.ndmais.com.br/2025/02/elon-musk-800x420.jpg)
Elon Musk foi escolhido para liderar o DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) dos Estados Unidos – Foto: Kevin Lamarque/Pool Photo via AP/Estadão/ND
Decreto para demissões integram corte de gastos federais
O documento, assinado por Trump, determina que as agências do estado preparem desligamentos e que se coloquem à disposição de Musk, que avaliará os cortes a serem feitos. Além do decreto para demissões, o presidente norte-americano prevê contratações estratégicas para o novo governo.
Elon Musk declarou, também, que reduzir gastos federais não é uma opção, mas fundamental e que é preciso lidar com o déficit fiscal. “Se não fizermos nada, país vai falir”, ressaltou o chefe do Departamento de Eficiência Governamental.
![Bilionário irá liderar plano para enxugar aparato governamental no segundo mandato de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos](https://static.ndmais.com.br/2024/11/trump-nomeia-musk-800x533.jpg)
Bilionário irá liderar plano para enxugar aparato governamental no segundo mandato de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos – Foto: Reprodução/ND
Conforme estabelecido no decreto para demissões, para cada quatro desligamentos, haverá uma substituição. A regra, contudo, não se aplica para as áreas da segurança, que não foram incluídas no planejamento.
*Com informações do Estadão Conteúdo.