Roberta Pessoa e Maestro Carlos vencem votação e serão homenageados do carnaval de Olinda


Ao todo, cidade teve 108.583 votos. Neste ano, o tema da festa é “Todos juntos numa só alegria”. Roberta Pessoa e Maestro Carlos
Reprodução/Instagram e Reprodução/TV Globo
Foram anunciados nesta segunda-feira (10) os nomes dos homenageados do carnaval de Olinda em 2025. Com um total de 108.583 votos, a cidade decidiu agraciar Maestro Carlos e Roberta Pessoa, sendo o primeiro na categoria “candidatos em vida” e a segunda, “in memoriam”. Neste ano, o tema da festa é “Todos juntos numa só alegria”.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
O Maestro Carlos recebeu 14.890 votos, o que representa 32,62% da votação na categoria. Já Roberta Pessoa teve 30.675 votos, ou 48,74% da votação.
Roberta, que nasceu em 15 de novembro de 1974, foi a fundadora do “Samba Soul Delas”, bloco formado por mulheres que todos os anos desfila na cidade exaltando a presença feminina na música e no carnaval. Ela morreu de câncer em 2023, aos 49 anos, 12 dias antes do cortejo daquele ano.
“Receber essa homenagem é a concretização de um sonho, porque minha mãe sempre vivenciou o carnaval de Olinda e, há 12 anos, de uma forma mais assídua. Receber essa homenagem é simbólico demais para a gente, é algo que enriquece a nossa história, a história dela, porque, além de tudo, a gente faz carnaval e brinca carnaval. É algo que transcende”, disse a filha dela, Yanka Pessoa, diretora e mestra de bateria do Soul Delas.
Já Maestro Carlos, de 59 anos, rege a orquestra responsável por comandar o Homem da Meia-Noite, principal alegoria do carnaval de Olinda. Morador do bairro do Bonsucesso, já tocou em famosos blocos como o Bacalhau do Batata, Cariri Olindense, Vassourinhas e Pitombeira dos Quatro Cantos.
“Para ser sincero, eu já vinha sonhando há anos e anos em um dia ser homenageado pelo carnaval de Olinda. É de uma grande importância ser reconhecido pelo seu trabalho. Eu vinha há mais de 40 anos vivendo só de música, correndo por todas as troças que eu já passei em Olinda. Os músicos estão todos empolgados, começamos a ensaiar meses atrás”, contou o maestro.
Abertura do carnaval de Olinda tem Alceu, Lenine e Raphaela Santos
Neste ano, também haverá uma novidade entre as homenagens do carnaval de Olinda. É o Título História Viva, concedido a duas personalidades ligadas à cultura da cidade que morreram no ano passado: Gilberto Sobral, que morreu aos 57 anos, e Tata Raminho de Oxóssi, que faleceu aos 88 anos.
Gilberto Sobral era ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco e ex-secretário de Patrimônio e Cultura da cidade. Marido dele, o jornalista Álvaro Lopes contou que o companheiro era discreto e não divulgava as contribuições para a cultura de Olinda, mas que elas eram muitas.
“Em vida, Giba não tinha muito essa questão de transmitir essa grandiosidade, mas toda essa homenagem mostra os feitos dele por essa cidade. Por exemplo, a votação dos homenageados, de forma democrática, surgiu em 2002, em parceria com uma emissora de TV, e foi Giba que idealizou. Ele tem muitos feitos que eu vou descobrindo diariamente, coisas que ele não queria divulgar. Coisas feitas como pessoa física, e isso me enche de orgulho. É um misto de tristeza e gratidão por tudo isso”, contou.
O outro homenageado é Severino Martiniano da Silva, conhecido como Tata Raminho de Oxóssi. O ialorixá conduziu, por mais de 40 anos, a festa Águas de Oxalá, que todos os anos faz a lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim.
“Há 42 anos ele liderava as águas de Oxalá, que é um orô dentro da nossa casa, da nossa religião. Ele trouxe para as ruas de Olinda essa festividade com as lavagens da Igreja do Bonfim e também teve da Igreja da Sé, quando estava interditada a Igreja do Bonfim”, contou Pai Jorge de Bessen, babalorixá da Roça Jeje Oxum Opará Oxóssi Ibualama.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.