O jogador uruguaio Rodrigo Bentancur, do Tottenham, foi suspenso por sete jogos após ter feito um comentário racista sobre o companheiro de equipe Son Heung-min. O insulto aconteceu em um programa esportivo no Uruguai, em junho de 2024.
A FA (Associação de Futebol), principal órgão que controla a modalidade na Inglaterra, considerou o ato como uma “infração agravada”. De acordo com a pena prevista, o meio campista podia pegar até 12 partidas de suspensão.
Na conversa no programa uruguaio, o repórter perguntou: “você pode me dar a camisa do coreano?”, se referindo a Son Heung-min. Bentancur perguntou: “Sonny?”
O jornalista continuou e disse que podia ser de qualquer outro campeão, e então Bentancur completou: “ou qualquer primo de Sonny, todos eles parecem mais ou menos iguais”.
Após o caso a FA considerou o comentário como “uma referência, expressa ou implícita, à nacionalidade e/ou raça e/ou origem étnica” comunicou a associação E ainda destacou que o atleta violou a Regra E3 da FA por má conduta em relação a uma entrevista à mídia.
Após insulto racista, jogador acusado de racismo fez pronunciamento nas redes
A fala de Bentancur repercutiu de forma negativa entre torcedores e companheiros de clube. Nas redes sociais, o jogador reconheceu o erro na declaração racista.
Ver essa foto no Instagram
Na legenda o atleta do time inglês escreveu: “gostaria de comunicar a todos os fãs que nos acompanham que depois da minha entrevista onde me referi somente ao Son e a mais ninguém, falei com ele e, logicamente dada a nossa profunda amizade, ele entende que foi apenas um mal-entendido… Tudo foi esclarecido e resolvido com o meu amigo”, contou sobre o ocorrido.
Em depoimento ao The Sun, Son comentou sobre a declaração do companheiro de equipe: “eu estava em casa, nem percebi o que estava acontecendo. Ele apenas me enviou uma mensagem longa, e você podia sentir que vinha do coração dele”, revelou.
Quais jogos Bentancur pode perder pelo Tottenham?
Apesar de não pegar a pena máxima de 12 jogos, a punição recebida pelo meia de 27 anos afasta o jogador dos gramados até metade de dezembro.
Entre os jogos, Bentancur não entra em campo para os confrontos na Premier League contra Manchester City, Fulham, Bournemouth, Chelsea , Southampton e Liverpool. Além de não estar disponível para as quartas de final da Copa da Liga Inglesa contra o Manchester United.