![](https://s2-g1.glbimg.com/plK1BPeeoiyd2CsPk624KL4_b6Y=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/U/1/tTwxzXTCAP7ERUDPwMMQ/809f2db2c05fc9b4aed817f43d6f1bcb.jpg)
O presidente o órgão, Anderson Romero, afirmou que o número elevado de casos semelhantes acendeu um alerta na instituição, levando à suspeita de prática abusiva. MPMG informou que o caso está em análise. Procon de Uberaba denuncia fraudes em empréstimos consignados ao Ministério Público
O Procon Municipal de Uberaba acionou o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) depois de identificar cerca de 790 reclamações relacionadas a empréstimos consignados não autorizados e a descontos indevidos nas contas de consumidores entre janeiro e outubro de 2024.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Em entrevista à TV Integração, o presidente da Fundação Procon Uberaba, Anderson Romero, afirmou que o número elevado de casos semelhantes acendeu um alerta na instituição, levando à suspeita de prática abusiva.
“Isso impacta muito no valor final que o cidadão recebe. Há casos em que a pessoa não se atenta a isso e passa anos que está sofrendo com um desconto sem que ele tenha sido solicitação”, explicou.
As reclamações foram divididas em duas categorias: a primeira de descontos não autorizados, com cobranças indevidas por associações sem vínculo contratual; e a segunda de empréstimos consignados realizados sem o consentimento dos beneficiários.
O Procon informou que encaminhou as denúncias ao Ministério Público para análise e providências necessárias.
“Contamos com o apoio da Promotoria para atuação conjunta dos Órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor das esferas Municipal e Estadual, com o intuito de penalizar e fazer cessar as práticas infrativas mencionadas. O Procon continua tratando cada reclamação individualmente para garantir uma solução rápida e a devolução em dobro dos valores cobrados, conforme o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor. A atuação conjunta visa coibir essas práticas em larga escala e responsabilizar as entidades envolvidas.”
O g1 entrou em contato com o MPMG, que informou que o caso está em análise e que haverá uma resposta assim que for concluído.
Procon interdita galpão com cerca de 15 mil litros de cachaça falsificada em Uberlândia
Procon notifica 180 postos e sindicato para redução proporcional dos preços de combustíveis em Uberlândia
Procon Uberlândia divulga balanço; entre queixas estão serviços de bancos e telefonia
Procon de Uberaba
PMU/Divulgação
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas