![](https://static.ndmais.com.br/2024/11/cachorro-do-mato-foi-resgatado-em-area-urbana-da-grande-florianopolis.jpg)
Na tarde do último domingo (10), a equipe da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina realizou o resgate de um cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) que surgiu no município de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis. O animal estava desorientado e com sinais de ferimentos.
![Filhote de cachorro-do-mato sendo resgatado pela polícia Filhote de cachorro-do-mato estava desorientado no município de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis](https://static.ndmais.com.br/2024/11/cachorro-do-mato-foi-resgatado-em-area-urbana-da-grande-florianopolis-800x467.jpg)
Cachorro-do-mato foi resgatado em área urbana da Grande Florianópolis – Foto: PMSC/Reprodução/ND
Após o resgate, o animal foi encaminhado ao centro de triagem de animais silvestres, onde passará por avaliação e atendimento veterinário, visando à sua recuperação completa. Segundo a polícia, o objetivo é devolvê-lo ao habitat natural assim que estiver em condições de sobreviver por conta própria.
![Cachorro-do-mato dentro de uma caixinha após ser resgatado Animal receberá os cuidados necessários antes de ser reintegrado na natureza](https://static.ndmais.com.br/2024/11/animal-silvestre-estava-machucado-e-desorientado-segundo-a-policia-ambiental-800x467.jpg)
Animal silvestre estava machucado e desorientado, segundo a Polícia Ambiental – Foto: PMSC/Reprodução/ND
O que fazer se encontrar um cachorro-do-mato ferido?
Segundo a Polícia Militar, o cachorro-do-mato tem um papel ecológico significativo no equilíbrio ambiental. Esta espécie contribui para a dispersão de sementes de plantas nativas e é essencial para a manutenção da flora local e para a recuperação de áreas ambientalmente degradadas.
Ao encontrar um desses animais silvestres feridos ou em áreas urbanas, a recomendação do IMA (Instituto do Meio Ambiente) é acionar os órgãos de segurança imediatamente, como:
- Polícia Militar Ambiental pelo telefone 190 ou no aplicativo PMSC Cidadão;
- Em caso de animais peçonhentos, é necessário chamar o Corpo de Bombeiros pelo 193.